sábado, maio 03, 2003

Esse e um dos poemas que eu mais gosto de ter escrito... e depois que eu conheci o Taoismo gostei mais ainda...

POEMA DE REGRESSO A PÁTRIA - CAMINHO I

Então reencontro meu caminho
o mesmo que já foi caminhado por muitos
e ao mesmo tempo espera, solitário, por mim
Reencontro o imaginado
o sonhado
e o não-caminhado
Antes de o pisar, o contemplo
Templo de meu saber
Confidente de minha silenciosa agonia
Companheiro de minha constante insônia
no mundo dos adormecidos
e entorpecidos
por promoções liquidações de shopping centers no natal
Isso não me faz mais mal
Estou contemplando o meu caminho
aquele que me esperou ansioso e só
no refúgio dos caminhos esquecidos
Esse caminho que nunca caminhei
apenas sempre o imaginei
questionando sobre a passagem de sofridos
enquanto o próprio caminho, solitário, caminhava seu percurso
verificando os que dormiam no silêncio noturno
e olhando no relógio e olhando o céu
céu daqueles que se dorme em paz no caminho
desgastado pela falta de uso
e esperançoso da espera em seu convidado
que atendeu o seu chamado
E aqui estou eu, contemplando o caminho
este a quem me unirei e a quem serei inseparável
a ponto de meus amigos me olharem
e virem o caminho a caminhar em mim
antes mesmo de me verem
O caminho é infinito e incomensurável, como eu
E espera lentamente a conclusão de seu destino, como eu
Com a ternura, serenidade e paciência
daqueles que já passaram os 70 anos
e ainda têm a vida inteira pela frente
Bem vindo, meu caminho! E bom dia!
Você chegou na hora certa.
E agora que somos inseparáveis
não se preocupe com aqueles que não agüentaram a dura jornada
e dormiram nas suas margens.
Nós passaremos rindo e apaixonados por eles
mas sem acordar os cachorros dos vizinhos.

Nenhum comentário: